segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Jornalista palestra sobre redação no webjornalismo




Ivila Bessa, editora de Conteúdos Digitais do Sistema Verdes Mares, tratou de assuntos como a escrita para portais, formatos e a forma como se distribui a informação

Jefferson Oliveira


A profissional de comunicação social, Ivila Bessa, conversou com estudantes de jornalismo da Faculdade 7 de setembro sobre a forma de escrever para webjornais e partilhou acerca da sua experiência como editora-chefe de conteúdos digitais do Sistema Verdes Mares. A palestra ocorreu na última segunda, 26, às 19h, em um dos laboratórios de informática da faculdade.

Durante o momento, a jornalista que iniciou a carreira no portal Verdes Mares em 2003 e que hoje é responsável por gerenciar ações nas mídias, falou sobre o crescimento do número de profissionais nos portais e apresentou slides acerca de como ela conceitua a produção e distribuição das notícias via mídias digitais.

Segundo Ivila Bessa, “praticamente um veículo de comunicação é uma indústria. É produção, empacotamento e distribuição. Qualquer pessoa que produz conteúdo hoje precisa do status do público que ajude a empacotar o conteúdo ou ajude a distribuir”, afirmou.

A editora-chefe de conteúdos digitais do Sistema Verdes Mares explicou que atualmente os veículos não disputam entre si, mas pela atenção do público. Sobre o que é legitimado como importante, como notícia, comenta em relação à capacidade do próprio publicar justificar determinados assuntos: “Hoje, informação relevante, o que ‘bombou ou não’, quem está dizendo é o publico”. Ivila Bessa comentou também sobre os mecanismos de busca do Google e a forma de se avaliar e dar status para a informação na web: torna-la encontrável, comentável, recomendável e compartilhável.

Acerca do portal G1 e da estrutura como os textos são escritos, falou que a pirâmide invertida (onde as informações mais importantes são apresentadas logo no início) é a mais utilizada no caso de notícias factuais. Comentou, sobre outros portais, que muito texto não é sinônimo de sucesso no webjornalismo. “(os portais) Produzem informação em excesso; Isso não é publicar pra web”, comentou. Sobre o uso de links internos nos portais, frisou que ‘é preciso saber trabalhar o link’. Conversou também com os alunos sobre a utilidade da pirâmide flutuante e a estrutura dos textos e links internos.

Formatos e estratificação da informação

A jornalista respondeu à perguntas dos estudantes e insistiu na importância de escrever um título que agregue informação e ajude aos mecanismos de busca a encontrar o material. Segundo Ivila, atualmente o acesso no portal do sistema, por exemplo, é feito muito mais de forma indireta do que pelo endereço eletrônico do portal. “Antigamente o acesso direto correspondia a 70% de audiência e hoje isso representa cerca de 25% (dos acessos). O Google  e o Bing estão ajudando nas pesquisas. Imagina eu escrever de uma forma e as pessoas usarem outros termos pra buscar?”, analisou acerca das palavras usadas ao titular uma matéria.

Durante a palestra, Ivila Bessa lembrou ainda sobre a utilização dos formatos para complementar o texto e até passar informações que talvez ele não consiga levar ao leitor por si só. A conversa com os estudantes de jornalismo foi encerrada abordando a estratificação da informação, de modo que os hiperlinks tenham papel fundamental na matéria ao dar novo fôlego para o leitor e forneçam informação adicional acerca do assunto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário